Coordenador : Andre Hoffmann Pereira Pinto
Ano: 2023
Edital: UFF/PROEX - Fluxo Contínuo 2023
Protocolo: 389347.2206.211074.18042023
Departamento/Setor: GBG
Área Temática : Meio Ambiente
Tipo: Projeto
Publico Alvo : Professores e alunos de ensino fundamental. Grupos de visitantes, internos e externos à comunidade da UFF.
Local de atuação: Herbário de Niterói Campus Valonguinho UFF
Objetivo
Gerais - Promover a divulgação científica e difusão de conhecimento, trazendo para o Herbário NIT, diferentes grupos de estudantes e entusiastas locais. - Combater a Cegueira Botânica, introduzindo, em diversas camadas da sociedade, a conscientização sobre a importância dos conhecimentos botânicos e da preservação da biodiversidade vegetal. Específicos - Preparar atividades práticas para diferentes faixas etárias sobre diversidade botânica, identificação de flora nativa, plantas medicinais e plantas alimentícias não convencionais, método científico e cultivo urbano. - Receber grupos de alunos e visitantes para a realização de atividades práticas e visitas guiadas.
Resumo
Herbários são coleções científicas que armazenam exemplares botânicos e os dados a eles associados. Logo, servem como registro e referência sobre a flora de uma dada região e são a base para pesquisas em biodiversidade vegetal. Além disso, herbários também possuem enorme potencial educativo e de prestação de serviços para o público em geral, pois servem como referência para a identificação precisa e segura de espécies vegetais de interesse e são a base para o treinamento em taxonomia botânica. O presente projeto propõe-se a aplicar o conhecimento gerado e mantido pelo Herbário de Niterói (NIT) em atividades de extensão relacionadas a educação, saúde e Ciência Cidadã.